A Receita Federal do Brasil – RFB divulgou as informações para os contribuintes realizarem a Declaração Anual de Imposto de Renda para o ano de 2022, que tem como base os valores recebidos e pagos em 2021. Se você quer saber os detalhes para se organizar e fazer a entrega do seu documento ao órgão fiscal com tranquilidade e de maneira correta, sem riscos de cair na malha fina, veja as orientações a seguir.
Aqueles que já se organizaram e estão com os seus comprovantes em mãos, devem realizar o download do programa a partir da segunda-feira, dia 7 de março, para iniciar o preenchimento do formulário.
Havia uma previsão inicial de liberar o software a partir de 1ª de março (terça-feira). Contudo, ocorreu um atraso na finalização do sistema da Receita Federal e também os seus servidores públicos iniciaram uma movimentação de greve para pedir por melhores condições de trabalho e salariais.
Mas os contribuintes não terão prejuízo com essa alteração de data. Eles podem fazer a sua declaração do imposto de renda pessoa física a partir de 7 de março e terão até 29 de abril (terça-feira) para enviarem à RFB.
Quem fizer sua declaração após esse prazo, estará sujeito ao pagamento de multa.
Por causa da pandemia do coronavírus, nos anos de 2020 e 2021, a Receita Federal postergou a entrega. Como, até o momento, o órgão fiscal não confirmou essa ampliação do prazo de entrega, organize-se para fazer a sua declaração dentro desse prazo já divulgado.
A Receita Federal do Brasil disponibiliza alguns modos para o contribuinte fazer a entrega do seu documento. Todas são virtuais, pois a entrega do documento em papel foi extinta há alguns anos. Pelo computador, baixando o programa; pelo smartphone, fazendo o download e instalando o aplicativo, que é oferecido tanto na versão ioS, como Android; pelo site da Receita Federal, no qual o contribuinte pode entrar informando seu login e sua senha.
As formas de preenchimento são variadas. Pode ser manual, informando todos os dados; importando os dados de declarações anteriores e fazendo as devidas atualizações; com o preenchimento prévio, para os casos em que as declarações são eletrônicas e enviadas com antecedência para o órgão federal.
Nessa última condição, o prazo final de entrega é até a sexta-feira, 15 de abril. Se tiver alguma dificuldade com essa modalidade, você pode escolher alguma das outras para enviar a tempo.
Para confirmar se você deve fazer a declaração do imposto de renda para a Receita Federal, veja seu contracheque. Se tiver recebido durante todo o ano de 2021 o valor somado de R$ 28.559,70, você precisa fazer a declaração. Também estão obrigados aqueles que receberam valores não tributáveis superiores a R$ 40 mil.
A instrução normativa n° 2065 da Receita Federal também prevê a utilização do pix. A novidade servirá para fazer o pagamento da restituição aos contribuintes que têm direito a partir da chave de CPF cadastrada no banco e informada na sua declaração. Além disso, o contribuinte poderá fazer o pagamento do imposto devido à Receita a partir do pix pela leitura do QR Code.
É importante fazer o download a partir do dia 7 de março exclusivamente pelo site da Receita Federal, a fim de garantir que terá todo o mecanismo de segurança e proteção dos seus dados e que o sistema é legítimo.
Melisse V.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?