Como Receber o Saldo Residual da Restituição do Imposto de Renda IRPF


Saiba aqui quem tem direito e como receber o Saldo Residual da Restituição do Imposto de Renda IRPF

Esta é uma época do ano em que surgem muitas dúvidas sobre quem tem direito de receber o saldo residual da restituição do imposto de renda e como fazer isso.


Dessa forma, se o leitor é uma das pessoas que se encontram perdidas se tem direito ou não de ser restituído, então não deixe de acompanhar informações atualizadas que se apresentam logo a seguir.


Pois bem, de acordo com a Receita Federal, na segunda-feira, dia 31 do mẽs de janeiro, foi permitida de forma lícita a restituição de cerca de R$ 280 milhões de reais advindos do Imposto de Renda de janeiro de 2022, para aqueles contribuintes que tiveram o comprometimento e a responsabilidade de entregar sua retificação até o prazo máximo estabelecido, que foi 16 de janeiro de 2021. O montante liberado irá beneficiar cerca de 240 mil contribuintes. Dessa forma, o dinheiro será depositado na conta bancária que o contribuinte informou ao declarar o seu Imposto de Renda.


No total, cerca de 95 milhões foram destinados para contribuintes que têm prioridade legal, ou seja, idosos, pessoas com deficiência física ou mental, pessoas que encontram-se enfrentando uma doença grave e para professores cuja profissão é a maior fonte de renda.


Dessa maneira, se você deseja consultar o saldo residual, mas não sabe e está meio perdido, estamos aqui para ajudar.

Por isso, vamos explicar passo a passo, para que não haja dificuldades. Primeiro é necessário ir até a Página da Receita Federal, para isso basta clicar no link a seguir que o leva diretamente ao site desejado – https://www.gov.br/receitafederal/pt-br. Assim que estiver na página, é só descer um pouco a sua tela e estará escrito abaixo de uma imagem “Meu imposto de Renda” é lá que você deve clicar mais uma vez. Em seguida, abre-se uma nova página em que se deve clicar em “Consultar Restituição”. A partir disso, você está bem perto, basta digitar o seu CPF, sua data de nascimento e preencher os dígitos correspondentes a uma caixa de segurança. Quanto ao fato de fornecer informações pessoais não é necessário se preocupar, pois o site é extremamente seguro. Além disso, caso observe que há alguma pendência na declaração, é possível retificá-la ao fazer as correções das informações.

A consulta sobre o Imposto de Renda e outras quaisquer pendências a respeito deste assunto podem ser visualizadas tanto através do site da Receita Federal, como já mencionado logo acima. No entanto, é possível também realizar essa consulta em smartphones e tablets através do aplicativo da Receita Federal, que está disponível tanto para Android quanto para iOS.

A restituição do Imposto de Renda chega em boa hora, já que, com a desvalorização do real a cada dia, o brasileiro se vê constantemente diante de situações em que é necessário um dinheiro extra para complementar a sua renda e no início do ano é quando esse dinheiro faz mais diferença no orçamento do brasileiro, uma vez que a renda é comprometida com vários impostos, tais como o IPTU e o IPVA, além disso, muitos que ainda tem filhos estudantes tem gastos extras, seja com material escolar, matrícula, entre outras muitas despesas relacionadas a educação.

Tendo isso em vista, percebe-se a necessidade da restituição do Imposto de Renda e se vocẽ leitor tem esse direito ou conhece alguém que tenha, não deixe de correr atrás. Por isso, seguindo todas as etapas das instruções anteriores, é possível que o contribuinte possa realizar a sua consulta sem a menor dificuldade.

Aproveitando, é sempre bom salientar que muitos não sabem que devem declarar o imposto de renda e, com isso, vai havendo um acúmulo desse tempo que não houve a declaração do IR. Por isso, se você não declara a sua renda pesquise ou até mesmo consulte a um contador sobre a real necessidade, pois no futuro você pode se deparar negativamente com multas e juros no seu nome, simplesmente pois na época você não tinha informação sobre o quanto era importante.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.