Imposto de Renda 2022 – Isenção para Aposentados


Saiba aqui mais detalhes sobre a isenção do Imposto de Renda 2022 para aposentados.

Neste início de ano os órgãos responsáveis estão se preparando para os procedimentos relativos aos impostos. Assim, muitos aposentados não contam com o conhecimento necessário a respeito da isenção relativa ao Imposto de Renda 2022 e seus direitos. Sendo assim, estes acabam não conseguindo acesso para usufruir dos benefícios que podem ser garantidos através deste ponto em questão. Os servidores públicos aposentados que fazem parte da esfera estadual, federal e municipal, possuem direitos neste quesito, e serão favorecidos pelo processo de isenção.


Entretanto, é preciso que fiquem atentos, pois existem algumas regras a serem cumpridas para que consigam acesso de fato a esta isenção e todos os benefícios que podem vir dela. Todas as normas e regras em questão que devem ser seguidas são estabelecidas de forma prévia pelo órgão federal. Portanto, este público em específico precisa conferir todos os detalhes para usufruir disto adequadamente, levando em consideração os critérios e condições, como de saúde, por exemplo. Isso é preciso ser destacado pois algumas doenças se enquadram na modalidade em questão, como cardíacas e outras.


Neste caso, patologias que foram desencadeadas ou então agravadas pela atividade que foi realizada pelo idoso em questão ou então relativas a funções das condições ambientais onde este esteve inserido fazem parte da lista que deve ser considerada para que contem com o benefício em questão. Algumas destas doenças são: lesão por esforço repetitivo, paralisia irreversível, insuficiência cardíaca, HIV não sintomático, câncer e outros. Por isso, é importante que os candidatos a conseguirem este benefício confiram a lista completa de doenças que estão enquadradas para que possam garantir acesso ao benefício em questão.


Este é um fato que deve ser levado em consideração, pois muitos aposentados que atuaram como servidores públicos ao longo de suas vidas exerceram algum tipo de atividade laboral e por isso acabaram sofrendo com estas patologias decorrentes destes e outros. Por isso, o benefício vem para garantir que estes servidores tenham acesso a isenção outros pontos. Assim, ele se estende a todos os idosos servidores que contam com alguma doença, inclusive os que são beneficiados pelo INSS.


Mas para que os aposentados mesmo que estejam dentro do grupo que está sendo beneficiados consigam de fato obter a isenção do Imposto de Renda, eles precisam cumprir alguns pontos necessários para isso. Primeiro, é necessário que antes do requerimento avaliem os critérios. O requerimento em questão pode ser feito através do Portal do Servidor, na aba RH Responde, onde todos os detalhes estarão claramente para os beneficiados. Para que seja concluído o processo, os servidores precisam enviar alguns de seus documentos, como CPF. Também será necessário que nesta etapa enviem um contracheque para que comprovem de fato a aposentadoria.

Com estes detalhes, os idosos servidores públicos poderão garantir que serão isentos do Imposto de Renda. Mas é preciso que fiquem muito atentos a todos os pontos que foram destacados que confiram todos os critérios e documentações necessárias a serem enviadas para que não precisem novamente realizar o procedimento caso a documentação não esteja de fato adequada.

Ao enviar o requerimento em questão, em breve os servidores que solicitaram pelo benefício da isenção serão informados pelo órgão responsável se foram agraciados ou não com este. Portanto, para garantir que nenhum problema aconteça neste procedimento, confira sempre em detalhes se a inscrição foi feita de forma correta no site, com todos os dados preenchidos de forma correta. A documentação deve ser enviada de forma clara, para que os responsáveis do órgão possam fazer a conferência e garantir que o servidor será de fato beneficiado, pois se enquadra no que está sendo solicitado. Após enviar a documentação e o requerimento, resta aguardar que o órgão entrará em contato.


Nayara Silva Guimarães


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.