Como Consultar a Restituição do Imposto de Renda 2020



Saiba aqui como fazer para realizar a consulta da restituição do Imposto de Renda 2020.

A Receita Federal liberou no último dia 30 de setembro o último lote da restituição do Imposto de Renda. Quer saber se sua restituição saiu? Continue lendo esta matéria.

Quem pode receber a restituição do imposto de renda?

A restituição do imposto de renda é direito de todo contribuinte que declara e paga o imposto de renda ao longo do ano, normalmente sendo retido na fonte. Mas ao fazer sua declaração de gastos com educação, saúde, segurança, etc. pagou mais impostos do que deveria. O valor da devolução está relacionada à lista de gastos do contribuinte, quanto maior a comprovação de gastos, maior será o valor que deve ser reembolsado.



Quando posso receber minha restituição?

Normalmente, a Receita Federal faz a devolução do imposto em lotes. Em 2020 os contribuintes foram agrupados em cinco lotes para receber o valor. Esses lotes são agrupados por grupos. Os primeiros a receber são os contribuintes idosos, os segundos são aqueles que exercem o magistério como fonte de renda principal e a seguir os demais contribuintes. Mas os cinco lotes já foram liberados. O primeiro lote em 29 de maio, o segundo lote em 30 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto em 31 de agosto de 2020 e o quinto e último lote em 30 de setembro de 2020.

Portanto, você já pode conferir se esse ano vai receber sua devolução.



Como posso consultar a restituição do meu Imposto de Renda?

Você pode fazer a consulta de forma simples pela internet de duas formas, ou pelo computador ou de modo bem prático pelo seu smartphone com sistema Android ou IOS. Vamos explicar pra você as duas maneiras de conferir.

Leia também:  Nova tabela do Imposto de Renda está em vigor

Pelo Computador

Consultar seu imposto de renda pelo computador é uma tarefa bem simples, pra isso você não precisa instalar nenhum aplicativo no seu PC, basta somente entrar pelo site da Receita federal e por lá você terá acesso ao seu cadastro. Confira os passos para consultar sua devolução:

  • 1º Você deve acessar o site da Receita Federal nesse link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/consrest/Atual.app/paginas/index.asp
  • 2º Você deve preencher os dados solicitados na tela: CPF, o ano do imposto de renda e o código de verificação captcha conforme indicado. Depois clique em consultar e será direcionado para a página desejada.
  • 3º Nessa página você terá as informações se foi ou não contemplado entre os lotes de restituição da Receita. Nessa mesma tela você poderá consultar o valor que vai receber em sua restituição.

Pelo Smartphone com sistema Android ou IOS

Para fazer a consulta pelo seu smartphone também é bem tranquilo. Você só vai precisar baixar o aplicativo “Pessoa Física” da Receita Federal. Você deve baixar o aplicativo original através do Google Play ou também através do App Store para que possa acessar suas informações. Os passos para a consulta são os seguintes:

  • 1º Instale o Aplicativo Pessoa Física no seu celular com o Google Play ou App Store.
  • 2º Depois de instalado, você deve conceder as permissões para o aplicativo em seu celular.
  • 3º Clique no botão “Consulta Restituição” e digite seu CPF na área para isso.
  • 4º Você será direcionado a uma página com suas informações sobre a consulta, tais como o valor a ser reembolsado ou se não foi contemplado em nenhum dos lotes de restituição.

Ainda existe outra forma para realizar a consulta, caso tenha alguma dificuldade em usar o computador ou o celular:

Leia também:  Como Declarar Imposto de Renda 2018

Pelo Receitafone

Outra opção para realizar a consulta da sua restituição é pelo Receitafone, ligando para o número 146. Através desse portal você também terá acesso às mesmas informações.

O valor da restituição não foi o correto?

Se você notou que tem algum erro no valor da sua restituição do Imposto de Renda, deve ligar para as centrais de atendimento do Banco do Brasil e realizar uma reclamação.

Os números são os seguintes: 4004 0001 para as capitais e regiões metropolitanas ou 0800 729 0001 para os demais locais. Ainda pode obter informações através do Whatsapp do Banco do Brasil, pelo número 61 4004 0001.

Pietra Costa

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *