Conheça o Credmei, ferramenta para facilitar serviços bancários para empreendedores
Comandar um pequeno negócio é uma questão complexa, que demanda muito esforço e investimento. A falta de dinheiro ou dos meios adequados para trabalhar pode interromper a vida da empresa rapidamente. Nesse sentido, foi criado o CredMEI, uma iniciativa da Serpo voltada para o Portal do Empreendedor, que visa estimular o desenvolvimento dos microempreendedores brasileiros.
Basicamente, trata-se de uma ferramenta que permite que os empreendedores individuais solicitem serviços bancários, como a abertura de conta-corrente para a empresa ou até mesmo optem por uma linha de financiamento, o que pode ser feito por meio do celular ou computador de uma forma muito prática.
Quer saber mais? Confira, neste post, como funciona o CredMEI!
Quais são os benefícios oferecidos pelo CredMEI?
Todas as pessoas que se encaixam na categoria de microempreendedor individual podem acessar várias soluções financeiras que potencializam o seu crescimento, tais como:
- conta-corrente para pessoa jurídica, que possibilita ao microempreendedor movimentar as finanças do seu empreendimento;
- máquinas de cartão de crédito e débito, que facilitam a realização de vendas dos seus produtos e também da prestação de serviços;
- antecipação dos valores a receber, em que o empreendedor pode receber o pagamento à vista dos produtos que foram comercializados no crédito;
- cartão de débito ou crédito na categoria empresarial;
- crédito para comprar matéria-prima, insumos e mercadorias dos fornecedores do pequeno negócio;
- crédito para investir na aquisição de equipamentos, máquinas, utensílios de produção e móveis;
- crédito para adquirir veículo para uso da empresa;
- crédito para ampliar o empreendimento;
- investimentos no geral;
- seguros que garantem a proteção da sua família e do seu negócio.
Por meio dessa nova solução, o empreendedor pode solicitar aquilo que necessita para a empresa através de uma plataforma eletrônica, com maior segurança e rapidez.
Como encaminhar uma solicitação?
Você ficou interessado em solicitar um serviço para o seu negócio? Acompanhe, abaixo, como fazer esse procedimento.
Acesse a plataforma e-CredMEI
Antes de qualquer coisa, você deve entrar no Portal do Empreendedor, e posteriormente selecione e clique no botão ‘’e-CredMEI, que vai lhe redirecionar para a plataforma onde os microempreendedores podem solicitar serviços financeiros.
Faça a sua conta de acesso
Para dar início a solicitação do serviço do seu interesse é necessário ter uma conta registrado no (contagov.br), que era classificado como Brasil Cidadão. Caso você ainda não tenha essa conta, é só clicar na opção ‘’Criar Conta Gov.Br’’.
A partir daí, serão dadas todas as orientações para que você crie e valide a sua conta de acesso. A confirmação da sua conta será enviada por e-mail.
Realize a solicitação do seu interesse
Por último, é só fazer a solicitação de serviço financeiro do seu interesse. Para esse processo, você deve reunir os seguintes documentos:
- carteira de identidade;
- Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) que comprova as atividades e arrecadação da empresa no último ano;
- Comprovante de residência.
É importante que você possa escanear os documentos, uma vez que será preciso anexar uma cópia de cada um deles na sua solicitação. Confirme qual é o seu tipo de pedido, que vai desde máquina de cartão de débito e crédito até suporte financeiro para investir em equipamentos.
Na sequência, clique em ‘’Finalizar’’. Desse modo, a sua solicitação vai ser encaminhada para a instituição responsável, que vai analisar se os seus dados estão corretos e as suas obrigações de MEI em dia.
Se a sua proposta for aprovada, o empreendedor vai ser chamado ao seu banco para assinar os documentos relacionados ao seu pedido. Feito isso, você economiza tempo e dinheiro, pois não terá que lidar com questões burocráticas e pode se dedicar ao que realmente interessa, que é o crescimento do seu negócio.