Todos os anos os cidadãos brasileiros precisam declarar todos os seus bens e gastos através da declaração de Imposto de Renda, nele é necessário registrar todas as despesas realizadas no ano anterior. Gastos na área da educação, previdência, aluguel, dependentes, entre outros devem ser declarados, o que você provavelmente não sabe é que é possível incluir despesas de serviços médicos também!
Conhecer e aproveitar as despesas que são dedutíveis é de extrema relevância na hora de fazer seu IR 2020 para assegurar uma restituição maior ou até mesmo reduzir o imposto que será pago. Para isso, é importante conhecer e se atentar a especificidade de cada categoria.
Desde que respeitadas em algumas condições, as despesas médicas podem ser totalmente dedutíveis no IR e o melhor, sem qualquer limite. Mas atenção, o modelo simplificado do IR não atende a essas especificidades, pois prevê um desconto de 20% em relação a todas as deduções permitidas. Ou seja, apenas os contribuintes que optarem pelo modelo completo serão contemplados com a opção de acrescentar as despesas médicas.
A declaração das despesas médicas no Imposto de Renda não é válida apenas para o titular, na hora de declarar é possível incluir as que foram feitas por seus dependentes e até mesmo os alimentados.
Na hora de declarar seus gastos, é possível incluir pagamentos efetuados a profissionais de qualquer área da saúde, como, por exemplo: fisioterapeuta, dentista, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e, até mesmo, cirurgias plásticas.
Além desses gastos, planos de saúde e planos odontológicos, exames laboratoriais, próteses dentárias, despesas hospitalares, aparelhos ortopédicos e exames de radiologia também podem entrar na lista da declaração.
Uma curiosidade que vale a pena dar atenção é de que pessoas que fazem tratamentos de saúde ou que precisam de um atendimento de urgência no exterior como uma cirurgia, por exemplo, também podem solicitar a dedução dos gastos no Imposto de Renda de 2020.
Remédios e gastos com enfermeiros não podem ser incluídos no IR, exceto quando estiverem presentes na conta emitida pelo hospital em que foi atendido.
Para acrescentar as despesas médicas no seu Imposto de Renda 2020 é preciso entrar na aba de “Pagamentos efetuados”, abrir um campo “Novo” e colocar o código do pagamento efetuado. No caso de escolher a opção “10 – Médicos no Brasil” é necessário acrescentar o nome, o número do CPF do profissional, valor pago e, se for o caso de plano de saúde, o valor que será reembolsado, assim como informar se a despesa foi efetuada pelo titular, dependente ou alimentado.
Todos os comprovantes com os gastos devem ser guardados por pelo menos cinco anos. Essa medida é necessária, pois caso a Receita Federal desconfie de alguma irregularidade eles podem solicitar os comprovantes dos pagamentos efetuados.
Também é importante atentar-se se na nota consta o nome, CPF ou CNPJ e endereço de quem recebeu o pagamento.
Para quem possui plano de saúde, é possível importar um arquivo com o registro de todas as despesas efetuadas, isso facilitará o preenchimento da sua declaração de Imposto de Renda. Basta clicar em “importar arquivo do plano de saúde” que fica no canto inferior da tela inicial da ficha intitulada “Pagamentos efetuados”.
Caso esteja com dificuldade no preenchimento da sua declaração de Imposto de Renda, peça ajuda, seja para um profissional da área ou até mesmo por tutoriais online que oferecem esse tipo de serviço a fim de facilitar a burocracia.
Por Diana Diniz
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?