Como Declarar Carro no Imposto de Renda 2018

Veja aqui como declarar veículos em sua declaração do Imposto de Renda 2018.

Recentemente, a Receita Federal fez uma alteração na ficha de declaração em que o cidadão contribuinte precisa notificar ao órgão informações a respeito de compra, venda ou posse de veículos. Ao que parece, a partir de agora, será incluído à ficha um campo para se preencher informações do Renavam, que basicamente é o número com o qual o veículo é registrado no Detran.

De acordo com Richard Domingos, o atual diretor executivo da empresa Confirp Consultoria Contábil, nas declarações realizadas ainda neste ano, os dados do Renavam não devem ser consideradas obrigatórios por enquanto. No entanto, acredita-se que a partir do ano de 2019 essa informação passe a ser exigida dos cidadãos. Ele explica ainda a importância de incluir o Renavam na ficha: facilita o trabalho da Receita quando houver a necessidade de relacionar as informações que foram declaradas pelo contribuinte junto aos bancos de dados.

Desse modo, para informar a posse de veículos motorizados como moto, automóvel, entre outros, basta apenas utilizar o código 21 pertencente à ficha de ''Bens e Direitos''. Após essa primeira etapa, o próximo passo é informar o número do Renavam que está impresso no documento veicular. Sendo assim, o terceiro passo é preencher o campo da ''Discriminação'' com dados como placa, fabricação, ano, modelo e marca.

Dessa maneira, se o cidadão comprou o veículo à vista antes do ano de 2017 ou caso o financiamento tenha sido quitado antes, basta repetir o mesmo valor que foi atribuído no IR 2017. Para isso, basta apenas procurar os campos ''Situação em 2016'' ou ''Situação em 2017''.

Caso o veículo tenha sido adquirido no ano passado, isto é, em 2017, é preciso ir em ''Discriminação',' onde haverá um campo em que deve ser preenchidas informações pertinentes do veículo, como o custo total da compra, CNPJ, CPF, o nome da loja concessionária em que foi comprado ou o nome do proprietário que veio antes. A partir disso, no campo onde está escrito ''Situação em 2016'', basta apenas atribuir valor zero. Já no outro campo ''Situação em 2017'' é necessário informar o valor em que o veículo foi comprado à vista.

Por outro lado, se a compra foi realizada de modo financiado é necessário que o contribuinte faça a soma do valor de entrada e com as parcelas que já foram pagas, colocando as informação em ''Situação em 2017'' . Além disso, no campo ''Discriminação'' é necessário dar detalhes do financiamento, isto é, o valor que foi dado na entrada, o nome do banco que realizou e permitiu o financiamento e o número de parcelas que foram realizadas.

O diretor executivo da Confirp informa ainda que aqueles que escolheram pelo financiamento não precisam preencher nenhum dado do campo ''Dívidas e Ônus Reais''. Essas informações devem constar em outra área, isto é, em ''Bens e Direitos''.

Além disso, quem efetuou a venda de veículos em 2017 também precisa informar os dados sobre a venda em ''Discriminação''. Dessa forma, deve ser coletadas as informações pessoais do comprador como CNPJ, CPF, o valor sobre o qual ocorreu a venda, assim como a data. Com isso, na parte atribuída ao ano de 2017 é necessário apenas colocar zero. Já no local destinado aos dados de 2016, basta somente repetir o valor que foi declarado no IR 2017.

Para quem não sabe, o imposto de renda corresponde ao valor anual que é descontado pelo Governo Federal do rendimento de determinada empresa ou até mesmo do trabalhador.

Os trabalhadores são obrigados a declarar o imposto de renda quando ganham um salário superior ao daquele estipulado pelo governo.

Ana Paula Oliveira Coimbra

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Ver Comentários

  • Olá Ana Paula, este ano será a primeira vez que faço a declaração do imposto de renda. Tenho um veiculo adquirido no ano de 2016 e o mesmo foi quitado no mesmo ano. Devo declarar o valor da compra na situação em 31/12/2016 e repetir o valor na situação em 31/12/2017?

    Cancelar resposta

    Quer deixar um comentário?

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    The field is required.

  • Vendi um carro ano 2015 por 35.000,00 e comprei um outro igual ano 2018 (c/isenção 0km) por 50.000,00 pergunto: tenho q fazer declaração já q sou isento.

    Cancelar resposta

    Quer deixar um comentário?

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies