Para quem não declarou o Imposto de Renda na data em vigor, poderá procurar a Receita Federal para fazer retificação ou pagar uma multa.
Quem tinha obrigação de fazer sua declaração de imposto de renda 2016 e perdeu a data de pagamento sem multa, deve se dirigir imediatamente à Receita Federal para normalizar sua situação junto ao leão.
É possível fazer a entrega da declaração atrasada na Receita Federal mediante pagamento de multa. O contribuinte também tem a opção de retificar, caso perceba o preenchimento errado de sua declaração.
Vale lembrar para quem vai fazer declaração atrasada, atentar para a versão de programa de declaração de imposto de renda, bem como do Receitanet que utiliza para transmitir. Geralmente a Receita Federal troca a versão desses programas quando o prazo se encerra.
Caso deseje fazer download dos programas disponíveis pode utilizar o seguinte link: http://zip.net/bnsW7P.
De quanto é a multo sobre o Imposto de Renda fora do prazo?
O atraso na Declaração do Imposto de Renda pode gerar uma multa no mínimo de R$ 165,74 ou no máximo 20% do que deve.
No ato da entrega da declaração atrasada, ao imprimir o recibo, já sai também a notificação de multa e o boleto para pagamento, que será de 1% ao mês sobre o imposto que deve.
Se o contribuinte atrasar 5 meses a multa será de 5%, caso o atraso seja de 20 meses, sobe para 20%. De acordo com Valter Koppe, supervisor do IR em São Paulo, se a dívida não for paga no vencimento, começarão as cobranças de juros com base na Selic (taxa básica da economia).
Dá pra receber a restituição mesmo com atraso:
Caso o contribuinte tenha algum valor a ser restituído o atraso não o impedirá de receber, desde que pague a multa. Se optar por não pagar a multa pelo atraso na entrega, o valor deverá ser deduzido da restituição. Caso contrário receberá integralmente, corrigido pela taxa Selic.
Segundo Koppe o contribuinte deve utilizar o Programa Sicaclweb no link http://zip.net/bntcWK, caso tenha alguma multa para apurar o valor atrasado. Esse programa faz o cálculo e emite o DARF para ser pago.
Quem deveria e não declarou o imposto de renda, poderá ter restrições no CPF, prejudicando a vida financeira do contribuinte.
Por Ruth Galvão
Restituição começa a ser paga neste 31 de julho. Recentemente, a Receita Federal do Brasil anunciou o lançamento do 3º… Leia Mais
As novas regras para o Imposto de Renda 2023 foram anunciadas pela Receita Federal e trazem algumas mudanças significativas em… Leia Mais
A Receita Federal divulgou recentemente detalhes sobre a Declaração do Imposto de Renda 2023 (IRPF 2023). Se você está com… Leia Mais
Ano novo, carnaval e páscoa - logo após um início eufórico rapidamente vêm as responsabilidades fiscais a serem cumpridas com… Leia Mais
Com a chegada do final do ano, algumas possíveis mudanças que poderão ser feitas no Imposto de Renda 2023, são… Leia Mais
Governo quer isentar o pagamento do Imposto de Renda de investidor estrangeiro que comprar Títulos Privados, intenção é atrair investidores… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies