A Receita Federal, nesta quinta-feira, 8 de setembro, liberou a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2016. Restituições que caíram na malha fina entre 2008 e 2015 também estão incluídas neste lote.
A consulta pode ser feita de três formas. Através do site da Receita Federal, através de aplicativos para smartphones ou por telefone, através do Receitafone. Para fazer a consulta pelo site da Receita, basta entrar no site http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATRJO/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp e informar CPF e data de nascimento.
Para fazer o download do aplicativo para celular, acesse o site http://idg.receita.fazenda.gov.br/programas-para-download/dispositivos-moveis/app-pessoa-fisica.
Para fazer a consulta pelo Receitafone, ligue para 146. A ligação é gratuita se for feita de telefone fixo e tem o preço de uma tarifa de ligação local caso seja efetuada por celular.
O quarto lote de restituições será pago no dia 15 de setembro e será depositado na conta indicada na declaração do imposto. Ao todo serão restituídos R$ 2,7 bilhões para mais de 2 milhões de contribuintes. O dinheiro depositado é corrigido de acordo com a taxa de juros Selic. O valor dos juros varia de 5,6% ao ano, no caso de restituições para valores retidos em 2016, a 87,17%, em caso de valores retidos em 2008.
O prazo para retirada do dinheiro da restituição é de um ano. Caso você não retire, deverá solicitar o resgate pela internet, através do site do eCAC: http://idg.receita.fazenda.gov.br/programas-para-download/dispositivos-moveis/app-pessoa-fisica ou preenchendo o formulário eletrônico de pedido de restituição.
Se seu nome estiver na lista do 4º lote de restituição e você não receber o dinheiro em setembro, você deverá se dirigir pessoalmente a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, nos telefones 4004 0001 (para ligações feitas das capitais dos Estados) ou 0800 729 0001, no caso das demais cidades.
O pagamento das restituições é feito em sete lotes, de junho a dezembro, priorizando-se idosos, pessoas com doenças graves e deficientes. Depois, quem entregou a declaração mais cedo tem prioridade.
Você também pode ficar sabendo por SMS quando será seu lote de restituição. Para isso, basta entrar no site da Receita Federal e informar seu CPF e telefone para contato.
Renato Senna Maia
Restituição começa a ser paga neste 31 de julho. Recentemente, a Receita Federal do Brasil anunciou o lançamento do 3º… Leia Mais
As novas regras para o Imposto de Renda 2023 foram anunciadas pela Receita Federal e trazem algumas mudanças significativas em… Leia Mais
A Receita Federal divulgou recentemente detalhes sobre a Declaração do Imposto de Renda 2023 (IRPF 2023). Se você está com… Leia Mais
Ano novo, carnaval e páscoa - logo após um início eufórico rapidamente vêm as responsabilidades fiscais a serem cumpridas com… Leia Mais
Com a chegada do final do ano, algumas possíveis mudanças que poderão ser feitas no Imposto de Renda 2023, são… Leia Mais
Governo quer isentar o pagamento do Imposto de Renda de investidor estrangeiro que comprar Títulos Privados, intenção é atrair investidores… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies