A restituição do Imposto de Renda teve uma procura desenfreada por conta da dificuldade financeira que a população brasileira está passando e a falta de emprego.
Um dos bancos que registrou uma das maiores altas de empréstimos foi o Itaú Unibanco, que teve uma alta de 81% do mês de março até maio, em comparação a mesma época de 2015. O Bradesco registrou um aumento de 30%, comparado ao ano passado.
Segundo o Banco do Brasil, se compararmos o mesmo período de 2015, a alta foi só de 6%, já a Caixa Econômica afirma que sua média de empréstimos continua a mesma do ano passado, enquanto que o Santander não deu nenhuma posição. Todas as informações foram passadas pelas assessorias dos bancos.
De acordo com o diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel Ribeiro de Oliveira, Os bancos tiveram que se precaver e fazer uma seleção mais criteriosa, na hora da liberação de créditos, por conta do aumento de calotes, diz ele.
Já a linha de antecipação do IR tornou o empréstimos para o banco mais tranquilo, pois tem a garantia da restituição do IR. “Para o banco , é uma operação com menor risco”, afirma Miguel.
Segundo ele as taxas de juros são bem mais baixas, em torno de 3% a 3,5% ao mês. Diferente do empréstimo tradicional, que cobra uma média de 4,63% ao mês, conforme dados passados pela Anefac no mês de junho.
Como funciona a antecipação do IR?
O cliente pode solicitar junto ao banco a quantia que desejar, Vale lembrar que o limite é quantia a ser restituída pelo IR ou estipulada pelo banco. Também é necessário ser cliente e ter feito indicação da agência bancária.
Existe risco?
Há risco do contribuinte ser pego na malha fina do IR. Se acontecer, perde a restituição e ainda vai ter que pagar o banco ou fazer outro empréstimo.
Quando vale a pena?
André Matarazzo, educador financeiro, alerta que somente deve ser feito em caso de grande necessidade, não é aconselhável fazer habitualmente. É válido se for dívida no cheque especial ou cartão de crédito, mas sabendo que os juros são altos.
Por Ruth Galvão
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?