Declaração do pagamento de aluguéis no IR

Os valores de aluguéis deverão constar na declaração do IR 2016.

O Imposto de Renda está aí e você sabe como declarar o pagamento de aluguéis? Caso uma pessoa tenha pagado aluguel durante o ano de 2015, os valores em questão deverão constar na declaração do IR 2016. Somente as mensalidades que foram pagas no período de 2015 deverão ser apontadas para a Receita.

Outras despesas da pessoa como é o pagamento do IPTU e taxas de condomínio, se as mesmas estiverem inclusas no contrato do aluguel, não deverão ser apresentadas na declaração do Imposto de Renda do locatário. Os valores dos aluguéis deverão ser colocados na Ficha de Pagamentos Efetuados com o código 70 dos Aluguéis de Imóveis.

No campo em questão, a pessoa terá que informar o seu nome com CPF ou o CNPJ do seu locador. Se houver uma empresa imobiliária que faça a atuação como intermediadora do contrato, não serão inclusos os dados desta companhia. Caso haja uma empresa imobiliária nessa relação, o contribuinte poderá fazer a solicitação da relação das mensalidades que foram pagas no ano passado.

Parcelas pagas por mais de um inquilino:

Essas informações deverão ser apresentadas somente na declaração daquele que está apontado no contrato de locação do imóvel. Caso o locatário faça a divisão do aluguel do imóvel devido à falta de renda para efetuar o pagamento total das mensalidades, se recomenda que todos os moradores façam parte do contrato. Isso possibilita que cada um dos locatários possa apresentar a sua parte do pagamento das mensalidades em sua declaração própria do imposto.

Isso deverá evitar que aconteçam questionamentos da Receita se o órgão analise que o contribuinte que faça a declaração dos pagamentos não apresente rendimentos que sejam suficientes para pagar com o valor total das mensalidades. Caso contrário, a declaração deste inquilino pode cair na malha fina e obriga que o mesmo comprove que parte da quantia foi efetuada por outros moradores do imóvel.

No caso do inquilino que faz o recebimento dos aluguéis de certo imóvel que é dono e faz uso desses valores para que possa pagar outro aluguel, o mesmo deverá declarar tais operações de maneira separada no IR.

Compartilhe

Posts Recentes

Restituição do Imposto de Renda 2023 – 3º Lote

Restituição começa a ser paga neste 31 de julho. Recentemente, a Receita Federal do Brasil… Leia Mais

Confira as Novas Regras para o Imposto de Renda 2023

As novas regras para o Imposto de Renda 2023 foram anunciadas pela Receita Federal e… Leia Mais

Imposto de Renda 2023 – Tabela, Faixas, Alíquotas, Como Calcular

A Receita Federal divulgou recentemente detalhes sobre a Declaração do Imposto de Renda 2023 (IRPF… Leia Mais

As diferenças entre IRPF e IRPJ

Ano novo, carnaval e páscoa - logo após um início eufórico rapidamente vêm as responsabilidades… Leia Mais

Alterações tributárias para o Imposto de Renda 2023

Com a chegada do final do ano, algumas possíveis mudanças que poderão ser feitas no… Leia Mais

Isenção de IR para investidor estrangeiro pode ser aprovada este ano

Governo quer isentar o pagamento do Imposto de Renda de investidor estrangeiro que comprar Títulos… Leia Mais