Restituição do Imposto de Renda – Pagamento do Lote Residual de 2008 a 2015

Lote Residual deverá contemplar cerca de 207 mil contribuintes. Pagamento será feito na conta bancária indicada na declaração.

A Receita Federal abriu um lote para consultas a Malha Fina. Para quem caiu na temida “malha fina” da Receita Federal, a Receita informa que já é possível analisar a situação desses contribuintes por meio do site oficial do órgão, endereçado no http://idg.receita.fazenda.gov.br/.

Desde o início de janeiro de 2016, a Receita Federal tornou disponível o lote para que possa ser analisado por quem não teve sua declaração aprovada.

A Receita também informa que esse lote é para os contribuintes que, mesmo tendo caído na malha fina, seguiram os passos necessários para se alinharem às regras do órgão, para isso, passando a ter direito a restituição.

O Fisco vai tirar R$ 450 milhões para pagamento desse lote, salientando que dentro desse montante estão contribuintes que estavam na malha fina entre 2008 e 2015, mas que ao longo desse período, conseguiram se ajustar com a Receita Federal.

Se você está entre os casos, pode contar com a tecnologia para conferir se será contemplado com o lote de restituições desse mês de janeiro de 2016, por meio de tablets (acessando o site oficial da Receita já mencionado acima); por smartphones ou pelo Receitafone de número 146, que basta digitar o número da pessoa física ou jurídica para obter, em tempo real, se seu dinheiro da restituição estará em sua conta bancária.

As correções para recebimento dos valores serão feitas de acordo com a taxa Selic, a mesma que afere os índices da inflação. Para quem vai receber restituição em 2008, a correção será com taxa de 78,29%, enquanto para quem vai receber referente a 2015, a taxa aplicada será de 9,79%. Esse ano 207 mil contribuintes serão contemplados com os referentes valores, informando a Receita que caso o dinheiro não esteja na conta, os beneficiários podem procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para obter informações no 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). 

Por Michelle de Oliveira

Ver Comentários

Compartilhe

Posts Recentes

Restituição do Imposto de Renda 2023 – 3º Lote

Restituição começa a ser paga neste 31 de julho. Recentemente, a Receita Federal do Brasil… Leia Mais

Confira as Novas Regras para o Imposto de Renda 2023

As novas regras para o Imposto de Renda 2023 foram anunciadas pela Receita Federal e… Leia Mais

Imposto de Renda 2023 – Tabela, Faixas, Alíquotas, Como Calcular

A Receita Federal divulgou recentemente detalhes sobre a Declaração do Imposto de Renda 2023 (IRPF… Leia Mais

As diferenças entre IRPF e IRPJ

Ano novo, carnaval e páscoa - logo após um início eufórico rapidamente vêm as responsabilidades… Leia Mais

Alterações tributárias para o Imposto de Renda 2023

Com a chegada do final do ano, algumas possíveis mudanças que poderão ser feitas no… Leia Mais

Isenção de IR para investidor estrangeiro pode ser aprovada este ano

Governo quer isentar o pagamento do Imposto de Renda de investidor estrangeiro que comprar Títulos… Leia Mais