Consulta ao 7º Lote de Restituição do Imposto de Renda 2015

Receita Federal libera a consulta ao último lote de restituições do Imposto de Renda 2015. Quem não estiver neste lote deve regularizar a declaração pois caiu na malha fina.

A Receita Federal divulgou que a partir de hoje, 09 de novembro, quarta-feira, estão disponíveis as consultas ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2015. Os valores para aqueles que possuem restituição a receber serão pagos no dia 15 de dezembro deste ano. No total serão mais de R$ 3,4 bilhões distribuídos para 2,7 milhões de contribuintes.

A consulta pode ser feita no endereço eletrônico da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), pelo telefone 146 ou ainda pelo aplicativo disponível nos dispositivos móveis.

As pessoas que não estiverem nesse sétimo lote tiveram a declaração retida e estão na famosa malha fina para verificar as inconsistências. De acordo com os dados da Receita Federal, 617.695 contribuintes, o que corresponde a 2,1% do total, estão na malha fina.

Na segunda-feira, dia 07 de novembro, a consulta chegou a ser liberada por alguns instantes, mas foi fechada durante a tarde. O incidente não foi explicado pela Receita Federal.

Os lotes residuais do Imposto de Renda de 2004 a 2008 também podem ser consultados nesta quarta-feira. Em relação a estes, o valor total que será pago é de R$ 3,6 bilhões.

O principal motivo para retenção na malha fina, conforme dito pela Receita Federal, foi a omissão de rendimentos que correspondeu a 29,3% do total. Também foram motivos para retenção despesas médicas (21%), dedução de despesas com previdência oficial ou privada (24%), não comprovação do IRRF pela fonte pagadora, inclusive ausência de DIRF (7,1%), pensão alimentícia com indícios de falsidade (5,3%) e omissão de rendimentos de aluguéis (5,6%).

Para saber se a declaração do imposto de renda caiu na malha fina, basta acessar o site da Receita Federal e consultar o extrato do Imposto de Renda disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). É possível entender quais as inconsistências ou pendências encontradas.

Sabendo das inconsistências, o contribuinte pode retificar os dados por meio de uma declaração enviada ao Fisco e, consequentemente, sair da malha fina. Após a resolução, caso seja passível de restituição, será incluída nos próximos lotes do Imposto de Renda.

Bruna Rocha Rodrigues

Posts Recentes

Restituição do Imposto de Renda 2023 – 3º Lote

Restituição começa a ser paga neste 31 de julho. Recentemente, a Receita Federal do Brasil anunciou o lançamento do 3º… Leia Mais

Confira as Novas Regras para o Imposto de Renda 2023

As novas regras para o Imposto de Renda 2023 foram anunciadas pela Receita Federal e trazem algumas mudanças significativas em… Leia Mais

Imposto de Renda 2023 – Tabela, Faixas, Alíquotas, Como Calcular

A Receita Federal divulgou recentemente detalhes sobre a Declaração do Imposto de Renda 2023 (IRPF 2023). Se você está com… Leia Mais

As diferenças entre IRPF e IRPJ

Ano novo, carnaval e páscoa - logo após um início eufórico rapidamente vêm as responsabilidades fiscais a serem cumpridas com… Leia Mais

Alterações tributárias para o Imposto de Renda 2023

Com a chegada do final do ano, algumas possíveis mudanças que poderão ser feitas no Imposto de Renda 2023, são… Leia Mais

Isenção de IR para investidor estrangeiro pode ser aprovada este ano

Governo quer isentar o pagamento do Imposto de Renda de investidor estrangeiro que comprar Títulos Privados, intenção é atrair investidores… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies