Você que declarou e pagou seu Imposto de Renda no ano de 2015 e agora está esperando a restituição, deve ficar atento à liberação do calendário do segundo lote de restituições. A Receita Federal pretende liberar o acesso à consulta do segundo lote de restituições ainda esta semana. E o dinheiro estará disponível aos contribuintes no próximo dia 15 de julho.
Quem deseja ter informações sobre o lote a ser liberado deve ligar para o Receitafone, através do número 146 ou pelo do site da Receita Federal na Internet. Há ainda a opção de um aplicativo para tablets ou smartphones que dá acesso às declarações anteriores. O sistema operacional dos aparelhos deve ser o Android ou iOS.
Se houver alguma dúvida quanto aos problemas em sua declaração, o contribuinte deverá acessar o seu extrato através do Centro Virtual de Atendimento, disponível na internet. O acesso é necessário para verificar se há pendências e acompanhar o processo da declaração. Caso o contribuinte perceba alguma pendência nos dados já enviados, deve fazer a declaração de retificação, para retirar o seu nome da malha fina. Para o procedimento de retificação, o contribuinte precisa do código de acesso, que será gerado pelo próprio site da Receita Federal, após o cliente ter informado o número da entrega da declaração das suas duas últimas declarações.
Este ano cerca de 28 milhões de contribuintes entregaram a Declaração de Pessoa Física dentro do prazo, que se encerrou no dia 30 de abril. Quem não enviou dentro do prazo poderá ser multado em 1% ao mês e também por fração por atraso.
O valor pode chegar até 20% e tem o valor mínimo de R$ 165,74. Além da multa, o contribuinte pode ter outros problemas, como por exemplo, a restrições no CPF. Um CPF restrito poderá dificultar compras, acesso a crédito ou a serviços bancários, por exemplo, além de outros transtornos. Então, a dica é retificar sua declaração o mais rápido possível, caso encontre algum problema nos dados declarados. Depois disso, você terá acesso à restituição que tem direito e seu nome liberado para movimentações de crédito.
Por Patrícia Generoso
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
http://www.impostoderenda08.blogspot.com.br/
nova tabela do irrf
Sobre restituição