Em março inicia a entrega da declaração do Imposto de Renda 2015 (ano-base 2014), porém, embora os critérios deste ainda não tenham sido anunciados pelo governo, é possível antecipar algumas ações para evitar correrias na hora de preencher o documento. Deverá fazer a declaração os contribuintes que tiverem recebido em 2014 renda tributável acima de R$ 26.816,55.
Em novembro, a Receita Federal disponibilizou um aplicativo que permite preencher a declaração do IR 2015 em forma de rascunho. Assim é possível acrescentar as informações que o contribuinte já possui, mesmo antes de março. Ele pode ser acessado clicando aqui. Essa é uma excelente estratégia para quem fará a declaração pela primeira vez, qualquer dúvida poderá ser sanada com antecedência, com auxílio de um especialista ou pela internet.
Se você está em dúvida sobre o modelo mais vantajoso – completo ou simplificado, é possível verificar no aplicativo da receita, no quadro “opção”, localizado no canto esquerdo, qual será o valor restituído ou a pagar.
Especialistas aconselham aos contribuintes que não possuam muitas despesas optar pelo modelo simplificado, com ele haverá desconto único de 20% em cima dos rendimentos tributáveis.
Características do aplicativo:
– Ele permite resgatar a declaração realizada no ano anterior, contendo todos os dados que foram preenchidos.
– Com ele é possível identificar pendências, bem como resgatar uma cópia.
– Com a possibilidade de realizar comparativos, ao resgatar os documentos, fica mais fácil identificar as mudanças ocorridas nas despesas, bens e fontes pagadoras.
Informações para coletar antecipadamente:
– Se você for fazer a declaração completa, junte todos os comprovantes de despesas e informe os valores corretos – entre eles estão os gastos com educação, saúde, que podem ser solicitados para comprovação junto à Receita Federal.
– No caso da venda de imóvel é preciso que o contribuinte informe os lucros obtidos (por quanto foi adquirido – sem correção) e quanto lucrou com a venda.
– Lembre-se de solicitar às fontes pagadoras os informes de rendimentos. Elas são obrigadas a fornecer até o fim do mês de fevereiro. O informe dos bancos é possível obter pelo internet banking, nos caixas eletrônicos ou na própria agência bancária.
Por Rafaela Fusieger
Foto: Divulgação
Restituição começa a ser paga neste 31 de julho. Recentemente, a Receita Federal do Brasil anunciou o lançamento do 3º… Leia Mais
As novas regras para o Imposto de Renda 2023 foram anunciadas pela Receita Federal e trazem algumas mudanças significativas em… Leia Mais
A Receita Federal divulgou recentemente detalhes sobre a Declaração do Imposto de Renda 2023 (IRPF 2023). Se você está com… Leia Mais
Ano novo, carnaval e páscoa - logo após um início eufórico rapidamente vêm as responsabilidades fiscais a serem cumpridas com… Leia Mais
Com a chegada do final do ano, algumas possíveis mudanças que poderão ser feitas no Imposto de Renda 2023, são… Leia Mais
Governo quer isentar o pagamento do Imposto de Renda de investidor estrangeiro que comprar Títulos Privados, intenção é atrair investidores… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies