Desde o lançamento do aplicativo do Imposto de Renda, lançado no último dia 3, cerca de 20.000 contribuintes aderiram à novidade, segundo a Secretaria da Receita Federal no primeiro balanço, desde o lançamento do rascunho, que visa auxiliar na elaboração da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015, que sempre requer a consulta de muitos dados.
O aplicativo online pode ser utilizado em desktops e dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e funciona como um rascunho da declaração do Imposto de Renda. Não é necessário um certificado digital para utilizar esse novo programa e estará disponível na página da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/) até o dia 28 de fevereiro de 2015.
Para tablets e celulares, o aplicativo está disponível para os sistemas operacionais IOS e para Android. Para ingressar na aplicação, é necessário cadastrar uma palavra-chave para cada contribuinte, com a finalidade de assegurar a integridade dos dados.
Funciona como se fosse uma "nuvem", mas fica armazenado na base de dados da Receita, informa Joaquim Adir – Supervisor Nacional do IR. A Receita Federal garante que esses dados, após serem lançados, não são utilizados pela Receita. É oportuno salientar que o uso do rascunho não é obrigatório.
O rascunho pode ser utilizado pelo contribuinte, que se utilizam de modelo completo da declaração, onde podem ser abatidos gastos com dependentes e despesas médicas. Mas também ajudam o contribuinte que optar pelo modelo simplificado.
As informações que podem ser inseridas no rascunho são:
– Dependentes ou alimentandos do contribuinte durante o ano de 2014;
– Pagamentos efetuados pelo contribuinte durante o ano de 2014;
– Bens e direitos existentes em 31/12/2013, adquiridos ou vendidos em 2014, ou que ainda façam parte do seu patrimonio em 31/12/2014;
– Rendimentos reebidos, pelo contribuinte ou dependente durante o ano de 2014.
Todas as informações devem ser relativas ao período entre 01/01/2014 e 31/12/2014.
Desde seu lançamento, já foram salvos certa de 10.000 rascunhos, que nos computadores do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Esses dados permanecerão disponíveis até o dia 28 de fevereiro.
No dia 1º esses dados poderão ser resgatados para serem utilizados na declaração do I.R. de 2015.
Por Russel Hernandes
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?