A Receita Federal está disponibilizando um aplicativo que pode ser baixado em qualquer computador. Este programa é um rascunho para lançar todas as informações fiscais e facilitar o preenchimento da declaração de imposto de renda anual.
O programa permite lançar todas as despesas fiscais com mais tranquilidade e organização, quando chegar a data de envio, o contribuinte pode importar todos os dados para o gerador (PGD IRPF 2015), que vai ficar disponível somente em março de 2015.
No formulário criado para preenchimento pode ficar arquivado todos os documento de operações e pagamentos como aluguel, compra ou venda de bens e imóveis, e outros gastos. É uma forma pratica de registro, mas a sua aquisição é opcional, ninguém precisa sentir-se obrigado a usar este aplicativo.
As pessoas que desejam usar o recurso que funciona como rascunho, podem baixar o aplicativo online através do site www.receita.fazenda.gov.br. Em seguida, pode instalá-lo em qualquer tipo de computador e outros dispositivos moveis que possam ser conectados pela internet, como também aceita o sistema operacional como Androide ou IOS.
Alguns conhecimentos também podem ser muito importantes saber a diferença, principalmente aquelas pessoas que não usam um auxílio contábil para realizar o preenchimento da declaração. Há pessoas que confundem o conceito de ano de exercício e ano calendário ao informar os dados fiscais.
Entende-se que ano exercício é a data que deve ser apresentado a declaração. E o segundo termo, conhecido como ano calendário, representa o ano de acontecimento dos dados fiscais que serão lançados.
No rascunho da receita poderá ser lançado todos os dados fiscais de 2014 até o ultimo dia de fevereiro em 2015. E após esta data será disponibilizado ao usuário somente a opção de envio de todos os dados através da transferência direto para o gerador.
Após o lançamento, o usuário precisa guardar todos os documentos lançados e mantê-los por pelo menos uns 5 anos. Este programa já está disponível no site da Receita Federal.
O contribuinte poderá iniciar todos os lançamentos a partir de janeiro. Todas as formas de despesas como a venda de um veículo ou imóvel, como também gastos simples como dentista, despesas escolares e médicas dos filhos, entre outras formas de gastos pessoais.
Portanto, quem está querendo iniciar o controle de toda a documentação fiscal, já pode acessar o site da receita e baixar o aplicativo. Assim começa a organização e preparação para declarar o imposto de renda e evitar deixar tudo para a última hora.
Por Jaqueline Mendes
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
QUANDO FICAREMOS LIVRES DO IRPF? DECLARAR PRA QUE?