Novo app da Receita Federal permite realizar o preenchimento da declaração do IR 2015 antecipadamente

A Receita Federal está disponibilizando um aplicativo que pode ser baixado em qualquer computador. Este programa é um rascunho para lançar todas as informações fiscais e facilitar o preenchimento da declaração de imposto de renda anual.

O programa permite lançar todas as despesas fiscais com mais tranquilidade e organização, quando chegar a data de envio, o contribuinte pode importar todos os dados para o gerador (PGD IRPF 2015), que vai ficar disponível somente em março de 2015.

No formulário criado para preenchimento pode ficar arquivado todos os documento de operações e pagamentos como aluguel, compra ou venda de bens e imóveis, e outros gastos. É uma forma pratica de registro, mas a sua aquisição é opcional, ninguém precisa sentir-se obrigado a usar este aplicativo.

As pessoas que desejam usar o recurso que funciona como rascunho, podem baixar o aplicativo online através do site www.receita.fazenda.gov.br. Em seguida, pode instalá-lo em qualquer tipo de computador e outros dispositivos moveis que possam ser conectados pela internet, como também aceita o sistema operacional como Androide ou IOS.

Alguns conhecimentos também podem ser muito importantes saber a diferença, principalmente aquelas pessoas que não usam um auxílio contábil para realizar o preenchimento da declaração. Há pessoas que confundem o conceito de ano de exercício e ano calendário ao informar os dados fiscais.

Entende-se que ano exercício é a data que deve ser apresentado a declaração. E o segundo termo, conhecido como ano calendário, representa o ano de acontecimento dos dados fiscais que serão lançados.

No rascunho da receita poderá ser lançado todos os dados fiscais de 2014 até o ultimo dia de fevereiro em 2015. E após esta data será disponibilizado ao usuário somente a opção de envio de todos os dados através da transferência direto para o gerador.

Após o lançamento, o usuário precisa guardar todos os documentos lançados e mantê-los  por pelo menos uns 5 anos. Este programa já está disponível no site da Receita Federal.

O contribuinte poderá iniciar todos os lançamentos a partir de janeiro. Todas as formas de despesas como a venda de um veículo ou imóvel, como também gastos simples como dentista, despesas escolares e médicas dos filhos, entre outras formas de gastos pessoais.

Portanto, quem está querendo iniciar o controle de toda a documentação fiscal, já pode acessar o site da receita e baixar o aplicativo. Assim começa a organização e preparação para declarar o imposto de renda e evitar deixar tudo para a última hora.

Por Jaqueline Mendes

Ver Comentários

Compartilhe

Posts Recentes

Restituição do Imposto de Renda 2023 – 3º Lote

Restituição começa a ser paga neste 31 de julho. Recentemente, a Receita Federal do Brasil… Leia Mais

Confira as Novas Regras para o Imposto de Renda 2023

As novas regras para o Imposto de Renda 2023 foram anunciadas pela Receita Federal e… Leia Mais

Imposto de Renda 2023 – Tabela, Faixas, Alíquotas, Como Calcular

A Receita Federal divulgou recentemente detalhes sobre a Declaração do Imposto de Renda 2023 (IRPF… Leia Mais

As diferenças entre IRPF e IRPJ

Ano novo, carnaval e páscoa - logo após um início eufórico rapidamente vêm as responsabilidades… Leia Mais

Alterações tributárias para o Imposto de Renda 2023

Com a chegada do final do ano, algumas possíveis mudanças que poderão ser feitas no… Leia Mais

Isenção de IR para investidor estrangeiro pode ser aprovada este ano

Governo quer isentar o pagamento do Imposto de Renda de investidor estrangeiro que comprar Títulos… Leia Mais