Liberado o terceiro lote de restituição do IRPF 2014



A Receita Federal liberou no último dia 15 de agosto de 2014 (sexta-feira) o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física, o IRPF, de 2014, ano base 2013. Também poderão receber suas restituições os contribuintes que caíram na malha fina no ano passado e que receberão o benefício este ano.

A previsão da Secretaria da Receita Federal é de que mais de R$ 1,9 bilhão sejam destinados para as restituições para mais de 1,59 milhão de pessoas. Os valores são calculados com correção de juros de 3,64%, valor referente à taxa Selic no período.



Desde o dia 8 de agosto ficou disponível para o contribuinte a consulta pelo site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) e pelo Receitafone (146, opção 3). Além disso, a Receita Federal também disponibiliza aplicativos para a consulta, que podem ser acessados tanto por IOS, quanto por aparelhos do sistema Android.

Segundo a Receita, receberão neste lote cerca de 26 mil idosos e 2.800 contribuintes portadores de deficiência física ou portadores de doenças e moléstias raras. Após esses, os pagamentos serão feitos levando em conta a ordem na entrega da declaração do Imposto de Renda de 2014.



A Secretaria da Receita Federal costuma liberar sete lotes de restituição do Imposto de Renda por ano, geralmente entre os meses de junho e dezembro. As próximas liberações estão previstas para 15 de setembro, 15 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro de 2014.

O valor da restituição fica pelo período de um ano disponível em conta bancária, caso o dinheiro não seja retirado em tempo, o contribuinte precisa solicitar novamente através de um formulário, que também pode ser acessado pelo site da Receita.

Leia também:  Declaração de IR completa ou simplificada?

Também já está disponível para os contribuintes que caíram na malha fina na declaração de 2014, ano base 2013, a correção das pendências e inconsistências de sua declaração.

Por Joana Junqueira Borges

Foto: divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *