A proposta que traz descontos no Imposto de Renda (IR) devido às empresas que trabalham para treinar e capacitar jovens moradores de ruas ou abrigos está em análise na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), depois de ser aprovada na CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte).
O projeto foi apresentado pelo senador do Distrito Federal, Gim (PTB). De acordo com o texto oficial os empreendimentos que participam do programa podem ter no máximo o desconto de cinco por cento do IR devido.
Interessante notar que os descontos à empresa não se limitam ao IR. A proposta indica que caso os jovens sejam contratados depois dos treinamentos, a empresa tem o direito de não precisar contribuir ao INSS, durante um ano.
Na proposta há regras que servem para garantir alto nível de eficácia. Por exemplo, existe o prazo de duração, entre três e dezoito meses, com carga de atividades de doze a vinte horas por semana. Acompanhamento profissional, análises sobre o nível de aprendizagem e controle da frequência são outros aspectos que servem para tornar o projeto eficaz, socialmente.
SENAI e SENAC são dois centros de ensinos que podem se vincular aos projetos da empresa no sentido de aumentar o nível de qualidade do ensino. Essas escolas participam dos programas caso os empresários garantam quitar os custos, tais como: material de aprendizado, transporte, mensalidade e matrículas.
Para justificar esse projeto o senador Gim indica que existe necessidade de aumentar as políticas públicas e fazer crescer a quantidade de emprego à sociedade carente. Ele também indica que a proposta serve para evoluir a sustentabilidade econômica do país.
Gim diz que para o jovem sem experiência e com problemas sociais no Brasil conseguir emprego existe a demanda por maiores ofertas de capacitação profissional.
Mais informações podem ser encontradas no site do Senado Federal (clique no link).
Por Renato Duarte Plantier
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?