Dicas para sua declaração de imposto de renda

Se comprovadamente a sua renda anual em 2013 foi acima de R$ 24.000, não tem para onde correr, entre março e abril de 2014, vai ter que passar por um encontro com o Leão – conhecido no universo econômico também como Imposto de Renda (IR). Trate-se de uma período de prestação de contas em que os contribuintes podem cair em três situações: ser restituído; ficar retido na malha fina ou ficar devendo ao fisco.

Para evitar as duas últimas suposições, há dicas que, se seguidas passo a passo, podem evitar desgastes com a Receita Federal. Importante aproveitar esse pouco tempo que resta para começar a fazer a sua declaração e apenas ficar no aguardo das devoluções de impostos que ficaram retidas na fonte – se esse for o seu caso.

A primeira dica é ficar atento ao prazo da declaração, evitando que tudo seja feito de última hora e cause os transtorno de, na pressa, serem emitidos dados mal informados ou equivocados, podendo lhe levar a temida “malha fina”.

Mantenha seu contador informado de quando deseja fazer a declaração do seu IR para que ele tenha tempo hábil em organizar toda a documentação necessária como saldos de conta corrente, previdência, comprovantes de renda, poupança, fundos e recibos necessários ao preenchimento da declaração.

Usando o tempo ao seu favor, você ainda pode escolher qual tipo de formulário lhe renderá uma melhor dedução (restituição), fazendo o download na página da Receita que mais lhe for adequado, analisando suas contas e navegando por todos os espaços do site da Receita, a fim de fazer tudo corretamente.

O tempo a seu favor também lhe renderá outros benefícios, como obter a sua restituição logo no primeiro lote. Afinal, a Receita Federal tende a liberar esse direito para as primeiras declarações que foram recebidas e analisadas.

Outros esclarecimentos podem obtidos pelo site oficial do órgão, no http://www.receita.fazenda.gov.br/. É só acessar e manter-se ainda mais informado.

Por Michelle de Oliveira

Foto: divulgação

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies