A Receita Federal depositou no dia 18 de novembro, segunda-feira, o sexto e penúltimo lote da restituição do Imposto de Renda de 2013, no valor de R$ 2,1 bilhões.
Sendo que o valor que cada contribuinte tem direito a ser restituído foi depositado no banco indicado pelo mesmo na hora em que fez a sua declaração de renda.
O valor a que cada contribuinte tinha direito de ser restituído recebeu ainda uma correção pela Selic (taxa básica de juros) de 5,16% (referente a maio de 2013 a novembro de 2013), entretanto após entrar na conta do contribuinte este valor não terá mais correções.
Para saber se teve a sua declaração de Imposto de Renda liberada o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) ou telefonar para o número do Receitafone (146).
As restituições que beneficiaram 2.129.401 contribuintes ficarão disponíveis no banco durante um ano, mas se o contribuinte não retirar a sua restituição nesse prazo terá de requerê-la através do site da Receita Federal, citado acima, através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
A Receita Federal anunciou também que se o valor da restituição do Imposto de Renda não for depositado, o contribuinte deverá entrar em contato, pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, através do telefone 4004-0001 (para capitais) e 0800-729-0001 (para demais localidades) para agendar o depósito em conta-corrente ou poupança em nome do contribuinte, em qualquer banco.
Se o contribuinte não concordar com o valor da restituição do Imposto de Renda, ele poderá retirar o valor depositado no banco e reclamar o valor a mais a que tem direito na unidade da Receita Federal da cidade onde mora.
Lembrando que o último lote da restituição do Imposto de Renda de 2013 será pago no dia 16 dezembro de 2013, conforme o calendário das restituições.
Por Mara Mothsin
Foto: Divulgação
Restituição começa a ser paga neste 31 de julho. Recentemente, a Receita Federal do Brasil anunciou o lançamento do 3º… Leia Mais
As novas regras para o Imposto de Renda 2023 foram anunciadas pela Receita Federal e trazem algumas mudanças significativas em… Leia Mais
A Receita Federal divulgou recentemente detalhes sobre a Declaração do Imposto de Renda 2023 (IRPF 2023). Se você está com… Leia Mais
Ano novo, carnaval e páscoa - logo após um início eufórico rapidamente vêm as responsabilidades fiscais a serem cumpridas com… Leia Mais
Com a chegada do final do ano, algumas possíveis mudanças que poderão ser feitas no Imposto de Renda 2023, são… Leia Mais
Governo quer isentar o pagamento do Imposto de Renda de investidor estrangeiro que comprar Títulos Privados, intenção é atrair investidores… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies