Décimo terceiro salário – Dicas para evitar as dívidas

Fim de ano chegando e, juntamente, a expectativa do bendito 13º salário. O dinheiro “a mais” que muitos aguardam ansiosos, e que, muitas vezes, já tem até destino. Pois então, o dia 30 de novembro é a data, a qual dá o direito ao trabalhador, com registro em carteira, receber a primeira parcela do valor, incluindo as sacrificantes horas extras e demais adicionais.

Embora seja o momento mais esperado do ano é necessária muita cautela, pois o 13º, quando bem utilizado pode render muitos frutos. Contudo, é preciso agir com discernimento: gastos impulsivos devem ser aniquilados.

Sendo assim, ao recebê-lo procure aproveitá-lo da melhor forma. Evite realizar compras impulsivamente, analise preços, leve em consideração se é necessário consumir determinado produto ou serviço. Planejar é o melhor e mais inteligente caminho.

Foto: Divulgação

Logo, dê prioridade em saldar dívidas, se possível, quite-as. Caso contrário, tente renegociar o valor dessas dívidas, de modo a aliviá-las um pouco. Já, as compras de final de ano são inevitáveis, por isso, aja com cautela. Procure planejar antecipadamente esses gastos, afinal, você terá que pagá-las mais cedo ou mais tarde.

E não esqueça: começo de ano sempre vem acompanhado de muitos pagamentos, não apenas a fatura do cartão e a compra do material escolar, mas impostos, como: IPVA e IPTU. Procure utilizar o 13º para pagar quitar esses gastos. E, se sobrar, invista, seja colocando na poupança ou em fundos de investimento. Isso sim renderá frutos.

Por Karen Igari

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies