Este ano será o último em que os contribuintes farão a declaração simplificada do IRPF, pois será utilizada a declaração pré-preenchida em 2014. Conforme o Fisco declarou, o contribuinte poderá apenas confirmar ou alterar os dados de um formulário pré-preenchido e apresentá-los na declaração anual. A declaração pré-preenchida do IRPF já está sendo utilizada em alguns países como a Espanha.
Cerca de 70% dos 25 milhões de contribuintes que declaram o IR anualmente escolhem o modelo simplificado, pois recebem o desconto de 20% no rendimento tributável.
A tabela do IR será corrigida em 4,5% devido à Lei aprovada no Congresso Nacional que aumenta a faixa de isenção e das demais alíquotas.
Esse novo jeito de pré-preenchimento que estará disponível para as declarações do ano que vem, reduzirá o trabalho para que o contribuinte cumpra suas obrigações. É uma forma que a Receita Federal achou para facilitar a vida dos contribuintes.
O formulário pré-preenchido estará disponível via internet e os contribuintes terão acessos por meio de senhas, poderão obter informações da Receita Federal e também conseguirão alterar os dados pré-preenchidos. O contribuinte também terá a opção de ignorar o formulário para declarar sua renda normalmente.
Por Mariana Rodrigues
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?