Imposto de Renda 2013 – Novidades na Declaração

A declaração do IR tem algumas novidades no formulário, como nas mudanças de ficha de rendimentos isentos e de pagamentos e doações.

Na ficha de Identificação do Contribuinte e preciso informar se for um deficiente físico ou mental, pois como um portador de doenças graves confirmado pelos médicos também terá prioridade no pagamento de restituição do IRPF de acordo com o artigo 69 da lei 9.784/1999.

Na Ficha Rendimentos isentos e não tributáveis algumas linhas foram alteradas e outras incluídas como, por exemplo, a linha 10 do formulário que agora só tem as transferências patrimoniais do tipo "doações e heranças”. Mas as transferências "meação e dissolução da sociedade conjugal e da unidade familiar" passou a constar na linha 17. Na ficha de Pagamentos efetuados foi colocado o código 72 – Corretor de imóveis.

Algumas linhas foram incluídas, um exemplo é a linha 15, que se refere as bolsas de estudo e de pesquisas caracterizadas como doação, algumas outras linhas também foram acrescentadas.

Outras mudanças na declaração IR podem ser esclarecidas neste link: http://noticias.r7.com/economia/fotos/saiba-onde-estao-as-principais-novidades-na-declaracao-20130302-11.html#fotos

A declaração do IR deve ser entregue até o dia 30 de abril para a Receita Federal.

Por Mariana Rodrigues

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies