Muitas pessoas no início do ano possuem a dúvida se devem ou não declarar o Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal tanto a Pessoa Física quanto a Jurídica, que tiveram rendimentos mensais acima de R$ 1.637,11 deverão fazer a declaração dentro do prazo estipulado. Caso contrário, o cidadão ficará sujeito à multa e também a dar explicações sobre suas finanças.
Neste ano o prazo inicia no dia 02 de março e termina no dia 30 de abril. Mas antes de fazer a declaração, encontre todos os seus comprovantes de gastos com: educação, saúde, contribuições previdenciárias, pagamento de pensão-alimentícia, etc. E baixe o programa no site da Receita Federal (que fica disponível durante todo o ano) para conferir as alíquotas e fazer uma simulação, caso você seja uma pessoa inexperiente em declaração e queira tirar todas as dúvidas com antecedência. Outro ponto é: se você deseja receber a restituição do Imposto de Renda fique atento ao formulário. Pois, depois de preenchido ele deve ser encaminhado pela internet.
Lembre-se que antecipar sua declaração de Imposto de Renda é sempre melhor do que deixar para os últimos dias.
Por Daiane de Souza
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?